domingo, 2 de maio de 2010

Operação Falcão 2010

DADOS GERAIS DO EVENTO

Data:
8 de maio de 2010

Horários:
Encontro na sede às 8h
Início da Operação às 9h
Encerramento das bases às 16h30min
Chegada na sede às 17h30min
Resultados às 18h30min

O que levar?
Veja no corpo desta mensagem em "Providências para o dia".


Queridas famílias,

no próximo sábado, dia 8 de maio, teremos uma das atividades mais emocionantes e rica de aprendizado que nossos jovens participam em nosso grupo. Trata-se da chamada "Operação Falcão", uma atividade tradicional (antigamente era chamada de Operação Monstro) que é realizada a cada 2 anos, envolvendo todos os jovens do grupo, entre 6 e 21 anos, além de toda a nossa chefia.

Uma atividade em que equipes competem entre si em um grande jogo de estratégia, onde o tabuleiro é a cidade de São Paulo, as peças são os jovens das alcatéias, tropas escoteiras e tropas sênior e guia, as regras são definidas pelo clã de pioneiros e os movimentos são orientados e observados pelos chefes, que se posicionam em pontos estratégicos por onde as equipes terão que passar ao longo do dia.

Cada lobinho recebe um "anjo da guarda", que pode ser qualquer outro jovem mais velho das tropas, que com carinho e responsabilidade, o acompanha durante toda a atividade. Os lobinhos mais agitados ou mais distraídos, recebem os "anjos" mais atentos e disciplinadores.

Cada equipe é liderada por um sênior ou uma guia e é formada por jovens de todas as seções, de forma a ocorrer uma integração entre todos os jovens do grupo.

É uma oportunidade rara de conhecer os principais pontos turísticos da nossa cidade, de forma independente (sem a presença dos pais), interagindo com outros jovens, valorizando o uso do uniforme escoteiro diante da população com consequente divulgação do nosso movimento.

Providências para o dia:

1. Ao longo desta semana, o clã de pioneiros enviará um formulário a ser preenchido pelos pais autorizando a participação dos jovens que deverá ser entregue no dia do evento.
2. Os jovens deverão estar devidamente uniformizados, inclusive com boné para sol. Quem ainda não possui uniforme, deverá estar trajado com uma camiseta do Grupo.
3. Levar uma mochila de ataque (mochila pequena) com capa de chuva, malha fina para frio, obentô (lanche para almoço), garrafinha de água e guloseimas (barra de cereais e frutas).
4. Levar um bilhete único para transporte, devidamente carregado. Veja informações sobre o bilhete e onde adquirir no site:
http://www.sptrans.com.br/bilhete_unico/sobre.aspx
5. Levar dinheiro trocado para entrada em museus e outras atrações turísticas (~R$ 15,00)
6. Levar a carteirinha da UEB e/ou a carteirinha de estudante.
7. Se quiser levar o celular, ele deverá permanecer desligado durante toda a atividade, sendo utilizado somente em caso de urgência. Os números dos chefes, pioneiros, seniores e guias serão informados a todos para eventual necessidade de contato com os jovens.
8. Levar os remédios que estiverem tomando regularmente.

Abaixo, disponibilizamos uma mensagem da nossa "Escoteira da Pátria", pioneira Rebeca Yoshisato, uma das responsáveis pela organização do evento.

Olá Pais!

Meu nome é Rebeca Yoshisato, tenho 18 anos e sou pioneira do clã! Esse ano eu me voluntariei para organizar a “Operação Falcão” tradicional atividade turística realizada pelo GE Falcão Peregrino na qual, em patrulhas mistas com todas as seções (lobos, escoteiros/as, senior e guias), eles exploram os pontos turísticos da cidade de São Paulo, sempre se locomovendo com ônibus e metro (priorizamos o uso deste).
A atividade é um grande jogo e cada local visitado e atividade realizada vale pontos. As patrulhas escolhem a sua estratégia e partem para os locais definidos por nós, organizadores. Cada ponto turístico contém um CHEFE ou PIONEIRO que dará informações sobre o local (sua história, curiosidades, etc...) e aplicará jogos escoteiros assim mesclando o escotismo com a cultura.
É um jeito muito gostoso de conhecer a formação cultural da cidade de São Paulo e também de aprender a usar o transporte público. Cada patrulha é formada por um ou dois monitores senior/guia, escoteiros e no máximo, 4 lobinhos. Estaremos bem distribuídos na cidade de São Paulo caso haja alguma emergência, sempre alerta para ajudar. É uma atividade inesquecível e de grande ajuda na formação escoteira do jovem, falo por experiência própria!
Qualquer dúvida sobre a atividade, mandar e-mail para:
ryoshisato@yahoo.com.br

SERVIR!
Rebeca Yoshisato


Qualquer dúvida, entrem em contato com a chefia da alcatéia.

Abraços,

O Melhor Possível,

Akelá

Nenhum comentário: