domingo, 18 de abril de 2010

O Sucesso do Gotsô Fest

As imagens demonstram por que nossa festa foi um grande sucesso!!

Muito trabalho, principalmente dos nossos jovens sêniores e guias, coordenados pelo sênior Caio Hashizume e pela guia Márcia Ishida, com a colaboração de muitos pais, chefes e jovens dos outros ramos, determinaram o sucesso de mais uma festa do nosso grupo escoteiro.





Depoimento:

Quero compartilhar com todos um fato que me emocionou. Desde a manhã de sábado, dia 17, um jovem de 12 anos, convidado por um de nossos escoteiros, decidiu passar o dia conosco para conhecer o que significava ser escoteiro. Conheço o garoto pois ele estuda na mesma escola em que meus filhos, meu sobrinho e outros jovens do nosso grupo estão estudando.

Conheço-o desde pequeno e sei que enfrenta muitos problemas de relacionamento, com colegas e adultos, sendo considerado pela escola um garoto problema. Costuma demonstrar toda a sua revolta com a vida, agredindo verbalmente e até fisicamente as pessoas de sua convivência.
Entretanto, para minha surpresa, em todos os momentos que pude observá-lo ao longo do dia, ele demonstrava uma felicidade nunca antes encontrada. Sorria o tempo todo enquanto trabalhava, ajudando a cortar os legumes, a fazer a limpeza, a montagem das mesas, a servir os convidados. Talvez, pela primeira vez, tenha se sentido útil.
Quando me trouxe um yakissoba, fez a seguinte pergunta, quase afirmando, apontando para o meu prato: "Nossa! Essas são as vagens que nós cortamos?"
Eu e minha esposa elogiamos sua atuação ao longo do dia perguntando se não estava cansado. Ele simplesmente respondeu: "Um pouco, mas ainda tenho que trabalhar bastante!"

Mais uma vez, ficou evidente para mim o poder de transformação do escotismo. Fazer parte de um grupo que cultiva bons valores, onde todos trabalham sem parar, sem reclamar, com satisfação e alegria é contagiante.
Não sei ainda se o grupo vai conseguir mantê-lo, diante das exigências que temos em relação à participação dos pais em nossas atividades. Mas, tenho plena convicção, de que esse jovem, está totalmente convencido de que vale a pena ser escoteiro.





Parabéns a todos pelo empenho e dedicação!

Parabéns ao escoteiro Diego Eith Itaya pelo recebimento do cordão verde-amarelo, à Rebeca Yoshisato pelo tão aguardado e merecido distintivo de "Escoteiro da Pátria" e aos organizadores Márcia e Caio pelo sucesso do Gotsô Fest.

Akelá Hirata

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Hirata,

que bonito o seu post. Fiquei emocionada porque este menino não é o único, infelizmente.

Ah, se o mundo fosse um grande acampamento...!

Um grande abraço,
saudades de todos,

Raquel Hoshino.