sexta-feira, 30 de abril de 2010

100 anos de movimento escoteiro no Brasil.

Vídeo produzido por Augusto Santos, contando um pouco da história do escotismo brasileiro. Assistam que vai valer a pena!!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Nossos chefes condecorados!!!

Foto: Otávio Pallamin

Estivemos presentes na Assembléia Legislativa de São Paulo, prestigiando o ato comemorativo do dia do escoteiro e do aniversário de 100 anos do escotismo no Brasil.


Recebemos de presente duas medalhas de "Bons Serviços Grau Ouro" para o casal Hilda e Euclides Pallamin e duas medalhas "Cruz de São Jorge" para o casal Cristina e Kuma Sototuka.

Foto: Otávio Pallamin


A medalha de "Bons Serviços Grau Ouro" é destinada a premiar a boa e eficiente atividade escoteira + serviços de especial caráter meritório, ultrapassando os limites do fiel cumprimento ou exercício de cargos no movimento + tempo mínimo de 20 anos de atividade. Concedida somente a Sócios do Movimento Escoteiro.


A medalha "Cruz de São Jorge" é concedida a Sócios da UEB ou Altas Autoridades, em sinal de reconhecimento por grandes e relevantes serviços prestados ao Escotismo.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Que noite inesquecível !!!!

Queridos falcões,

o dia 26 de abril de 2010 será uma data histórica das mais relevantes para o nosso grupo.
Não vou adiantar o que ocorreu, mas posso garantir, que quem puder assistir, no próximo sábado, dia 1 de maio, a partir das 21h, o programa da TV Alesp - Assembléia Legislativa de São Paulo - canais 13 da NET ou 66 da TVA - vai se orgulhar de pertencer a esse grupo, tão rico de elementos humanos, que fazem a diferença na educação dos nossos jovens.

Uma ótima semana a todos!!

O Melhor Possível,

Akelá

domingo, 25 de abril de 2010

Momento histórico para todos nós - Participem!!!

Amanhã, dia 26 de abril de 2010, na Assembléia Legislativa - Palácio 9 de julho - Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera, vamos entrar para a história do escotismo brasileiro. Jovens, escotistas e familiares, participem desse momento que ficará marcado para sempre na história do escotismo brasileiro, em especial do nosso grupo escoteiro.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Uma vez escoteiro, sempre escoteiro !!!


23 de abril de 2010
Parabéns a todos os escoteiros do Falcão,
do Brasil e do Mundo !!!






























































































quinta-feira, 22 de abril de 2010

Histórias do Livro da Jângal

Histórias? Não seria estórias? Pois é, algumas mudanças na língua portuguesa são difíceis de entender. Atualmente, não existe mais o termo estória. Tudo virou história!!!

Nas próximas semanas, vamos colocar os vídeos, todos disponíveis no youtube, contando as principais histórias do Livro da Jângal (The Jungle Book) de Rudyard Kipling, que são utilizadas no ramo lobo.

Não temos todas as histórias em vídeo, nem mesmo em arquivo em língua portuguesa, mas quem quiser, pode encontrar todas as histórias em inglês no seguinte site:
http://www.planetpdf.com/planetpdf/pdfs/free_ebooks/The_Jungle_Book_NT.pdf

Um bom proveito para todos os lobinhos, lobinhas, familiares e chefes das alcatéias!

Rikki-Tikki-Tavi (1975) - Part 1 of 3

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Homenagem ao Falcão Peregrino - NÃO PERCAM!!

Clique na imagem para ampliar


A nossa presença será de grande importância para o escotismo!!! Jovens e escotistas, mobilizem seus familiares e amigos para que todos compareçam e participem desse momento histórico!!! Nosso grupo receberá uma homenagem especial e entraremos para a história do escotismo brasileiro!!!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

domingo, 18 de abril de 2010

O Sucesso do Gotsô Fest

As imagens demonstram por que nossa festa foi um grande sucesso!!

Muito trabalho, principalmente dos nossos jovens sêniores e guias, coordenados pelo sênior Caio Hashizume e pela guia Márcia Ishida, com a colaboração de muitos pais, chefes e jovens dos outros ramos, determinaram o sucesso de mais uma festa do nosso grupo escoteiro.





Depoimento:

Quero compartilhar com todos um fato que me emocionou. Desde a manhã de sábado, dia 17, um jovem de 12 anos, convidado por um de nossos escoteiros, decidiu passar o dia conosco para conhecer o que significava ser escoteiro. Conheço o garoto pois ele estuda na mesma escola em que meus filhos, meu sobrinho e outros jovens do nosso grupo estão estudando.

Conheço-o desde pequeno e sei que enfrenta muitos problemas de relacionamento, com colegas e adultos, sendo considerado pela escola um garoto problema. Costuma demonstrar toda a sua revolta com a vida, agredindo verbalmente e até fisicamente as pessoas de sua convivência.
Entretanto, para minha surpresa, em todos os momentos que pude observá-lo ao longo do dia, ele demonstrava uma felicidade nunca antes encontrada. Sorria o tempo todo enquanto trabalhava, ajudando a cortar os legumes, a fazer a limpeza, a montagem das mesas, a servir os convidados. Talvez, pela primeira vez, tenha se sentido útil.
Quando me trouxe um yakissoba, fez a seguinte pergunta, quase afirmando, apontando para o meu prato: "Nossa! Essas são as vagens que nós cortamos?"
Eu e minha esposa elogiamos sua atuação ao longo do dia perguntando se não estava cansado. Ele simplesmente respondeu: "Um pouco, mas ainda tenho que trabalhar bastante!"

Mais uma vez, ficou evidente para mim o poder de transformação do escotismo. Fazer parte de um grupo que cultiva bons valores, onde todos trabalham sem parar, sem reclamar, com satisfação e alegria é contagiante.
Não sei ainda se o grupo vai conseguir mantê-lo, diante das exigências que temos em relação à participação dos pais em nossas atividades. Mas, tenho plena convicção, de que esse jovem, está totalmente convencido de que vale a pena ser escoteiro.





Parabéns a todos pelo empenho e dedicação!

Parabéns ao escoteiro Diego Eith Itaya pelo recebimento do cordão verde-amarelo, à Rebeca Yoshisato pelo tão aguardado e merecido distintivo de "Escoteiro da Pátria" e aos organizadores Márcia e Caio pelo sucesso do Gotsô Fest.

Akelá Hirata

Parque das Neblinas

Foto 1: O Guia local Sandro, ex-caçador, e nossos apresentadores Silvia, Sabine e Sérgio.


Por sugestão dos pais da nossa lobinha Sabine, Silvia e Sérgio, fomos conhecer um parque ecológico entre os municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga. Trata-se do Parque das Neblinas, uma reserva de 2.800 hectares gerenciada pelo Instituto Ecofuturo.


Foto 2: Centro de Visitantes



Foto 3: Muitas trilhas, bem sinalizadas, de diversos níveis de dificuldade.


Foto 4: Cachoeiras e longos rios nos aguardam.


O local é totalmente adequado para aventuras escoteiras de todas as idades. Falta acertar apenas alguns detalhes para começarmos a conhecer todos os recursos que o parque oferece.
Foto 5: Arborismo muito seguro - não precisa de material de segurança.


Para obter informações sobre o parque, visite o site do Instituo Ecofuturo:

http://www.ecofuturo.org.br/parque-das-neblinas

sexta-feira, 16 de abril de 2010

GOTSO (=DELÍCIAS JAPONESAS) FEST



A partir de hoje, às 14h30min, os seniores e guias estarão na nossa sede intensificando os preparativos para a nossa primeira grande festa de 2010. Muitos deles varam a noite trabalhando para garantir que tudo ocorra da forma mais perfeita possível.

Contamos com a presença de todas as famílias, como gratidão pelo empenho de nossos jovens e para colaborarmos no aprimoramento de todos.

Amanhã, sábado, dia da festa, esperamos que todos levem muitos convidados para saborear nossos quitutes e contribuir, com muita animação, para o sucesso do evento.

Um grande abraço,

O Melhor Possível,

Akelá

terça-feira, 13 de abril de 2010

Gotsô Fest - sábado, dia 17 de abril de 2010

Queridas famílias,

no próximo sábado, estaremos realizando o nosso tradicional Gotsô Fest, com iguarias da culinária japonesa acompanhadas de apresentações musicais, tudo organizado pelos nossos jovens.

Para o sucesso do evento, faz-se necessária a colaboração de todas as famílias, seja no preparo dos alimentos, como também na montagem da estrutura da festa.

Na sexta-feira, dia 16, no período da tarde, iniciaremos a lavagem e corte dos legumes e verduras.

No sábado, iniciaremos os preparativos a partir das 7h.

Os pais de lobinhos terão duas opções: quem puder ajudar desde cedo, poderá trazer as crianças, sem uniforme, que ficarão em atividade com o acompanhamento de alguns chefes das alcatéias. O uniforme será utilizado somente no período da tarde.

Caso contrário, os jovens poderão chegar no horário normal da reunião, às 14h30min, e terão reunião normal para que os pais possam ficar disponíveis para ajudar nos preparativos da nossa festa.

Contamos com a presença de todos!

A festa terá início às 19h!!!

Abraços,

O Melhor Possível,

Akelá

domingo, 11 de abril de 2010

Código de Bandeiras Semáforas

Alguns sinais utilizados nas mensagens:


Temos acima um código internacional denominado de semáfora. Esse tipo de código era bastante usado na marinha e no escotismo. Nessa atividade é importante observar o ângulo formado entre os braços e o corpo do emissor da mensagem.
O emissor, de um navio, por exemplo, mandava as mensagens usando bandeirolas coloridas em cada uma das mãos e o receptor, em outro local, decodificada a mensagem recebida.

Músicas cantadas em 10 de abril de 2010

O SAPO NÃO LAVA O PÉ

O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa,
Não lava o pé, porque não quer,
Mais que Chulé!!!

A sapa nãa lava a pá
Nãa lava parca nãa car,
Ala mara lá na lagaa,
Nãa lava a pá, parca nãa car,
Maas ca Chalá!!!

E assim, por diante, trocando as vogais pelas outras vogais.

MY BONNIE LIES OVER THE OCEAN

(Cantamos somente a primeira estrofe e o coro,
agaixando ou levantando ao ouvirmos a letra "B")

My bonnie lies over the ocean,
My bonnie lies over the sea,
My bonnie lies over the ocean,
O bring back my bonnie to me.

chorus:
Bring Back, bring back
O bring back my bonnie to me, to me.
Bring Back, bring back
O bring back my bonnie to me.

O blow ye winds over the ocean
O blow ye winds over the sea;
O blow ye winds over the ocean
And bring back my bonnie to me.

Last night as I lay on my pillow,
Last night as I lay on my bed;
Last night as I lay on my pillow
I dreamed my poor bonnie was dead

The winds have blown over the ocean,
The winds have blown over the sea;
The winds have bloen over the ocean
And brought back my bonnie to me.